domingo, julho 18, 2004

Kerouac

O fim de semana foi bastante atípico para uma cidade como o Rio. O sol apareceu de segunda a sexta e resolveu dar lugar à chuva já na sexta à noite. Costumo não levar muito a sério a questão de que o tempo influencia o humor das pessoas, considero essa desculpa, usada costumeiramente para explicar o comportamento frio de certos povos, um pouco sem graça. No entanto, sou obrigada a confessar que a chuvinha não me deixou pôr os pés para fora de casa até agora, domingo à noite. Uma amiga, conhecendo meus ímpetos para a vida mundana, alertou-me de que eu estava sofrendo da síndrome do pânico.
 
Aproveitei a folga do sol para organizar papéis, refletir um pouco e acabar On the Road do Jack Kerouac, a tão proclamada "bíblia da geração beat".  Criei muitas expectativas em cima do que me esperaria ao começar a leitura. Os elogiosos comentários da contra-capa e todo o mito que se instaurou ao redor de Pé na Estrada, como é intitulado em português, me animaram bastante.
 
Achei que tinha em mãos relatos de verdadeiras loucuras possíveis de serem alcançadas nessa vida. Ingenuidade minha. Não atentei para o fato de que começaria uma história sobre a juventude americana dos anos 50!! Dois jovens, Sal Paradise e Dean Moriarty, são os protagonistas da trama. Cruzam o continente americano umas quatro vezes sem dinheiro, pegando caronas e usando da malandragem não só para sobreviverem, mas para VIVEREM de fato. O livro deve ter despertado muitos jovens da inércia na época em que foi publicado. Hoje em dia, surte pouco efeito. Para a geração 2000, acostumada com a liberdade, ácidos, êcstasy e muita maconha, as cervejas e o pouco de erva encontradas na trajetória dos dois amigos parecem inocentes demais. 
 
Contudo, a leitura é perigosa, tive vontade de sair por aí, observando as pessoas com redobrada atenção e de jogar tudo para o alto e  viajar! Foi produtivo, sim. Botando na balança, acho que valeu a pena, embora, no momento, eu esteja precisando de algo que fortaleça as energias que me conectam ao mundo real e não de desestímulos!...


Um comentário:

Anah disse...

oi ana, estou aqui escrevendo certo porque depois você vai ficar comentando com mamãe e companhia sobre isso! cansada de escrever tão certinho, vou começar a escrever palavras da "minha linguagem" .. hehehe =p u blog tah fikandu manerinho .. mtu "cultural" pro meu gosto .. n tem nenhuma foto .. + tah no começo neh =\ .. vai melhorah !! hahaha v c comenta lah nu meu fLog tb !! www.fotolog.net/paulinhahupe
PRIMERA A COMENTAAAAA !! hahaha
bjaum
PauLinháa (;