sábado, dezembro 23, 2006

Lado bom daqui

Muitos sonhos confusos, aquele velho sentimento de nao pertencimento que me persegue e perseguirá a vida toda, acho. No fundo eu gosto de nao pertencer.
Os dias têm sido calmos até demais. Fora uma ou outra coisa esquisita que acontece como o jantar de despedida do chefinho no japonês. Chefinho é daqueles alemaes arianos orgulhosos de morarem em Berlim, com passado OST (lado oriental da cidade) e uma certa raiva do capitalismo. Só se veste de preto. E faz filmes com longos planos-planos, sim, planos estáticos de um minuto seguidos um do outro. Inacreditável. Talvez um movimento lento para contestar a velocidade da contemporaneidade. Nao sei. Ficava tentando teorizar o trabalho do cara para nao dormir na ilha de edicao.
O caso é que sexta-feira foi meu último dia nesse trampo estranho. E já estava combinado desde o início da semana que sairíamos para jantar. Para nao dizer que só reclamo dos alemaes, planejar as coisas tem um lado legal que é o da expectativa. Nessa situacao, a dele. Porque a minha era a de ter que fazer sala para alguém que só fala de cinema e de vez em quando rápido demais. E que como todo alemao tem muitas certezas sobre essa vida incerta.
Lá fui eu beber gim tônica no japonês. No fim da noite, ele falava, falava, falava e eu só pensava na vídeo-locadora e na barra de chocolate que me esperava em casa.
Acabei pegando um do J. Cassavetes e outro do C. Chabrol e nao consigo imaginar fim de noite mais feliz! (leia-se dessa noite!!!)
Outra coisa boa da cultura alema é o valor da palavra. Falou está falado, pao, pao, queijo, queijo. Se o cara fala que vai te ligar, pode ter certeza que vai, se nao ele falaria na lata que nao vai. É um método meio duro mas nao desperta esperancas onde elas nao devem existir. E é muito bom ter a certeza de receber um telefonema. Acaba com aquelas agonias na barriga típicas de affairs cariocas.

Em momentos como esse queria ser alema para ter toda a minha vida planejada... Nao to mais vendo graca no espontâneo!

2 comentários:

Julieta disse...

Adorei essa coisa bem resolvida de dizer que não vai ligar! Gente, isso é fantástico!

Bom Ana, é sempre um prazer passar por aqui e que o ano novo traga ainda mais histórias!

beijos!

obs. quero saber a quantas anda o roteiro!

Anônimo disse...

Aqui a gente também tem a cultura de marcar com antecedência. O evento é planejado...o que é espontâneo é o furo. Hahahahaha.